Seguidores

sábado, 18 de agosto de 2012

Kardia Love

Illustration in the Blog: kaaz


"Kardia" - Paulo Zerbato/2011



O Simbolismo do Coração


A etimologia da palavra "coração" como símbolo revela sua universalidade. "A raiz indo-européia krd ou kered deriva de kardia, em grego; que se desenvolve para cardíaco, cardiograma, endocárdio, pericárdio e outros termos médicos. Cor, em latim desenvolve-se para cordial, acordar, discordar, recordar, recurso, coragem e misericórdia. Sua terminação pelo sufixo aumentativo traz a idéia de reforço. Muitas autoridades associam "credo" com esta raiz latina cor, que deriva também para credencial, acreditar, crédito, credulidade, recrear etc. E, finalmente, heorte, em anglo-saxão, que se desenvolve para heart, hearten, hearty, heartless etc".

Podemos concluir, do acima exposto, que a raiz krd expressa principalmente a idéia de centro, reforçada, em português, pelo sufixo ção. A expressão desse centro aparece claramente em caroço/coroço. Seus derivados também indicam formas de conhecimento, como nas palavras: credo, acreditar e crédito; ou de comportamento, como em cordialidade e misericórdia.

Lembrar com o coração é decorar ou recordar. Brigar com ousadia e intrepidez é brigar junto com ele, isto é, com coragem. Ficar sem ele é ficar descorçoado, sem centro e sem direção. Chegar a soluções conjuntas é unir os corações, como em concordar, chegar a um acordo. Ser prudente ou sensato é ser cordato, assim como resolver ou recobrar os sentidos é acordar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails