Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Que Espalhe Pelo Mundo...

No último dia 20 de Abril, na costa do estado norte americano de Lousiana, a torre de perfuração de petróleo Deepwater Horizon operada pela multinacional britânica British Petroleum (BP), explodiu e pegou fogo.


"Que Espalhe Pelo Mundo...."

Um dos representantes da BP falou que em tese, é tudo bem simples e bastaria fechar uma válvula de segurança e o vazamento seria detido. O único problema é que esta válvula está a 1,5 km de profundidade e não conseguem fechá-la. O acionamento automático falhou e manualmente é complicado devido à profundidade. Até agora não foi explicado o motivo do acidente, mas o governador do Texas, Mr. Rick Perry, disse que o desastre pode ter sido um "ato de Deus", e que isto quer dizer que "ninguém sabe o que aconteceu".





A tragédia está tomando uma proporção tão apocalíptica, que até uma estatal petrolífera iraniana já ofereceu ajuda e assistência para deter o vazamento, que irá atingir os Estados Unidos, o maior inimigo da República Islâmica. Vejam a ironia da situação: O Irã, que está sofrendo sanções dos EUA por seu polêmico programa nuclear, oferecendo ajuda para evitar uma desgraça maior ao próprio EUA. Na verdade, eles sabem que este desastre terá consequências mundiais e não está restrito ao Golfo do México ou a costa americana.




"Deter o Vazamento"


Os ambientalistas também estão preocupados com o fato de estarem despejando milhões de litros de solventes no mar, numa tentativa de diluir o petróleo. É uma espécie de sabão que quebra o petróleo em partículas menores e favorece a sua dispersão ou a sua ingestão por bactérias. O problema é que estes diluentes são tóxicos para muitas espécies da vida marinha e podem vir a entrar de uma maneira desastrosa na cadeia alimentar e terminar causando problemas ao próprio homem no futuro.








(Célio Pezza é escritor, mas tem sua formação em Química e Administração de Empresas. Casado e pai de dois filhos, nasceu em Araraquara, SP, mas em 2007 se mudou para Veranópolis, na serra gaúcha. Em 1999 publicou em São Paulo, pela Editora DPL, seu primeiro livro chamado A Nova Terra, romance que leva o leitor a refletir sobre a vida e rever alguns valores na busca de um mundo melhor)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nossa Origem Cósmica

Duas coisas enchem o coração de admiração e veneração, sempre novas e sempre crescentes, à medida que a reflexão se dirige e se consagra a elas: o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim (…) o primeiro espetáculo, de uma inumerável multidão de mundos, aniquila, por assim dizer a minha importância, por ser eu uma criatura animal que deve voltar à matéria de que é formado o planeta (um simples ponto no Universo) depois de (não se sabe como) ter sido dotada de força vital durante curto espaço de tempo.
O segundo espetáculo ao contrário eleva infinitamente o meu valor, como o de uma inteligência por minha personalidade, na qual a lei moral me manifesta uma vida independente da animalidade e até mesmo de todo o mundo sensível. (1994, p.102).

(IMMANUEL KANT)






Sabemos que tudo o que existe no nosso universo (e também nós mesmos) é constituído de minúsculas partículas de matéria e de energia, e que forças naturais atuam sobre essas partículas, aglomerando-as para formar tudo o que existe. Porém, hoje não existe mais distinção entre matéria e energia.
Segundo Einstein, matéria e energia são dois estados diferentes de uma mesma “substancia quântica universal”. Os conhecimentos científicos atuais parecem, portanto, convergir com os da filosofia antiga, que afirmam que tudo o que existe deve provir de uma única fonte. (2004, p.9).

(JOSÉ PEDRO ANDREETA)



 




Vistos no plano atômico, todos os corpos que constituem o universo do ser humano possuem um comportamento dinâmico de troca de partículas. Os átomos que estão agregados aos corpos não são permanentes. Eles fluem constantemente através dos corpos sólidos: a pedra e o corpo físico humano compartilham os mesmos átomos. (…) Como os átomos fluem constantemente de um corpo para outro, a separação entre os corpos é, portanto, ilusória. Mesmo que o ser humano queira, não pode se isolar dela e de nada. (2004, p.20).

(JOSÉ PEDRO ANDREETA)









O que se reclama, então é uma nova maneira de ver as coisas que possa nos ajudar a viver de forma mais apropriada na natureza; na inesquecível expressão de Emily Dickinson, trata-se de ver as coisas com “um olho desguarnecido”. Precisamos nos deslumbrar com o extraordinário milagre da vida, com a espantosa epifania que ela manifesta. Precisamos ser tocados e transformados em nosso âmago.
Talvez nossa cultura industrial moderna esteja passando por essa transformação em seu modo de ver as coisas, e talvez uma mudança de paradigma esteja permitindo ver a natureza e a vida com novos olhos. (2001, p.25).

(BROCKELMAN)


Textos extraídos do site:

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Formando Opiniões - Forming Opinions

Opinião, Fé e Ciência

A crença, ou o valor subjectivo do juízo, com relação à convicção (que tem
ao mesmo tempo um valor objectivo), apresenta os três graus seguintes: a
opinião, a fé e a ciência.
A opinião é uma crença que tem consciência de ser
insuficiente tanto subjectiva quanto objectivamente.
Se a crença é apenas
subjectivamente suficiente e se é ao mesmo tempo considerada objectivamente
insuficiente, chama-se fé.
Enfim, a crença suficiente tanto subjectiva quanto
objectivamente chama-se ciência.

( IMMANUEL KANT )






"Formando Opiniões"






"Quem nunca altera a sua opinião é como a água parada e começa a criar répteis no espírito."

( William Blake )










"Toda nova opinião é constituída, no início, em uma minoria de um."

(Thomas Carlyle)





domingo, 23 de maio de 2010

Língua Materna - Nheengatu - Mother Tongue

“Por mi parte, pienso que sin duda en la lengua está la esencia de nuestro ser...es el canal y forma en que cada cultura recorta la realidad y la percibe. Así, cultura y lengua están intimamente unidas y van juntas y hacen a que sintamos pertencencia a un lugar o tierra...por lo tanto, qué es la lengua sin hablantes o qué son los hablantes sin la lengua...no son nada sin la otra....creo que seguiré pensando en esto y los animo a ustedes a lo mismo...”

(Romina Beatriz)



 "Not Question"

Nheengatu - língua boa, lingua fácil de ser entendida (pelos tupis) – nhegatu
Cy - Sy - Nadi- Mãe
Nhe – língua
Nambiquara - fala inteligente, de gente esperta






"Nosso Grito Silencioso"

A língua como sendo nosso chão, nosso espelho, nossa "carteira de identidade".
Imaginemos uma inversão: O que aconteceria se levantássemos de manhã e todo nosso país estivesse falando outra língua? Família, rádio, tv, jornais, revistas, trabalho, passantes... como nos sentiríamos? Estrangeiros em nossa própria terra, onde iria parar nosso sentimento de nacionalidade? O que seria mais forte, o lugar em si (ruas, casas, pessoas mesmo falando outras línguas) ou a língua?

(Língua materna – O melhor lugar do Mundo)



"Comunicação"

"Porque a língua afinal é muito mais do que um meio de comunicação entre as pessoas. Na língua se concentram os valores, as vivências e experiências acumuladas por um povo, através dos tempos. Manter viva esta língua é manter viva a possibilidade de acesso a estes valores, experiências e conhecimento acumulado pelas gerações antecessoras e acesso ao mundo representado pela língua."





"Yes, Yes, Yes,..."

"Porque o idioma Inglês se tornou a nova "Língua Mundial" por vezes tem tido um grande impacto em outras línguas, foi dito ter uma influência na mudança de linguagem e até mesmo a morte língua para outras línguas como elas "efetivamente não são passadas para os a próxima geração "


(Crystal, 2000)

"O imperialismo ou a língua do imperialismo linguístico", envolve a transferência de uma posição dominante língua para outros povos. A transferência é, essencialmente, uma demonstração de poder , tradicionalmente, o poder militar , mas também, no mundo moderno, poder económico e dos aspectos dominantes da cultura são geralmente transferido juntamente com a língua. "






"Língua Materna"

"Há uma necessidade de contato com sua língua materna e estará sempre lá. Com o tempo as pessoas vão acordar para o fato de que sem a nossa língua materna, nós perdemos muito."

"There is a need to connect with your mother tongue and it will always be there. With time people will wake up to the fact that without our mother tongue we lose a lot."






"Ordeno-te que te Cales"

"Os principais idiomas minoritários são aqueles classificados como líguas autóctones ou nativas. Entre elas encontram-se algumas línguas já extintas e outras mais sob o sério perigo de um eterno desaparecimento. Entre as línguas nativas vivas ainda sendo praticadas no estado brasileiro de Rondônia estão línguas do grupo Macro-Gê, línguas como o Gavião, o Suruí de Rondônia, etc.





"Proibido"

Não se pode fazer.
Não se pode tentar...
É proibido chegar até ti agora
É proibido alimentar esperança, falar quente...
Feliz.
É proibido ser ou tentar ser tranquilo
quando se cruzam olhares magoados
pelos enganos dos outros.
Não se deve pensar no que seria...
no que foi, o que foi e porque foi
Não se encontram nos cantos da memória,
lembranças do que existiu um dia de belo,
e deixou de existir...
É proibido fazer caso.
É proibido ter uma opinião.
É proibido expressar-ta.
Não me deixes cair neste jogo de proibidos...
Não me deixes ficar aqui à espera de um caminho
de pedra fria e cruel que me rasga os pés...
Vem e traz-me um aceno... uma certeza...
Não me importa que doa, que fira
ou aconchegue, simplesmente.
Só não me deixes de olhos fechados
a pensar que tudo me é proibido.

(Diogo Sobral)







"Sufoca Nossa Liberdade e Impede a Expressão"

"Existe uma atuação recíproca entre língua e pensamento. A língua reflete o pensamento e o pensamento é expresso através da língua. Os valores foram expressos nesta língua e, se a língua desaparecer, será mais difícil preservar os valores. A língua traz não apenas as palavras, mas também uma maneira de pensar, uma visão de mundo".

(Tornquist, 1999)




"Palavra Criadora"

"A linguagem é produção humana acontecida na História; produção que - constituída nas interações sociais, nos diálogos vivos - permite pensar as demais ações e a si próprio, constituindo a consciência."  

(Sonia Kramer)



"Privação"
"Quando nos tiram a nossa língua nos tiram muito mais do que nosso direito de comunicação. Nos tiram completamente nossa expressão como seres humanos"

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prêmio Blog de Ouro


Recebi, com alegria, este selo do Ricardo, do blogue "CURVAS DA PALAVRA" . Agradeço a todas os visitantes deste blogue, dedicado à ARTE.

É necessário responder algumas perguntas, e indicar outros 10 (dez) blogues para recebimento do mesmo.




Primeiramente as perguntas e respostas:



1 - Por que acho que mereci o prêmio?

Creio eu, por transmitir através de imagens: ideias, opiniões ou pensamentos de algum tema ou assunto, e isso despertar uma reflexão sobre (Esta seria a minha intenção!!) talvez também, pela  técnica que realizei o trabalho, ou,  apenas simplesmente por apreciá-los!




2- Na minha opinião, qual post do blog é o que mais merece receber este selo?

Como artista, todos os trabalhos, por mais simples que pareçam, são como filhos, então não teria predilecção por um ou outro, todos são especiais. Elejo o post "A Evolução da Paz", pois, para mim tem uma ideia ótima.


3 - Do blog que me indicou, o que mais me agrada? Ele mereceu este prêmio?

O blogue do Ricardo é espetacular! Merece com certeza este e muito outros Prêmios. Suas poesias e prosas são encantadoras, cativantes, .... inspiradoras!




Abaixo, os blogues que indico:

1-".... de arte, artistas y otras cosas....."
2-http://fazumpacto.blogspot.com/
3-Pinceladas de Arte
4-Assuntos da Ana
5-Anónimo de la Piedra
6-Arte & Manhas
7-Arte do Marchini
8-Artes Samuka
9-A Arte dos Livres Pensadores
10-Blog do Pintor

Abraços,
Paulo Zerbato.




terça-feira, 18 de maio de 2010

Inespressividade

 "Face Inespressiva"







"Caricature Old Face"




 "Ideias Inexistentes"








"Olhar Inespecífico para os Problemas Inespecíficos"  


quinta-feira, 13 de maio de 2010

A América para os Americanos

"A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (...) e nada pode detê-la".


James Buchanan, no discurso de sua posse em 1857.







"O nosso objetivo com a Alca é garantir para as empresas norte-americanas o controle de um território que vai do Pólo Ártico até a Antártida", ecoando assim um velho sonho de Percival Farquhar."


General Colin Powell, secretário de Estado do governo Bush, em 2004.
 
 
 
 "América aos Americanos"



"Preparar a Invasão da América do Sul"








"A Conquista dos Corações e Mentes"








"Winning the Hearts and Minds"




"Preparing for the Invasion of South America"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PREMIO DARDOS


 
Recebi hoje, com grande felicidade, do Professor Célio Roberto, autor do blogue Outra História http://historiofobia.blogspot.com/!, o selo do Premio Dardos!
O que é Prêmio Dardos?



O Prêmio Dardos é um reconhecimento dos valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agrega valor à Web.





Esse selo foi uma criação do Junior Vilanova, do blogue “Contactos Imediatos”, e da Olga, do blogue “Pensamentos, Ideias e Sonhos”. E para participar há algumas regras a serem seguidas após o recebimento deste selo:



a) exibir a imagem do selo em seu blog;

b) postar um link para o blog que o escolheu;

c) escolher outros quinze blogs a quem entregar o prêmio;

d) avisar aos escolhidos.



Os meus escolhidos são:

Faça as pazes com a balança: http://sejamagro.blogspot.com/
[ Ferramentas Blog ]: http://www.ferramentasblog.com/
Aprender: http://aprenderecia.blogspot.com/
Melodic Girl: http://themelodicgirl.blogspot.com/
Cantinho da Débora: http://cantinhoda-debora.blogspot.com/
Pensamento Positivo: http://positivopensamento.blogspot.com/
A Arte de Celso Mathias: http://artedecelsomathias.blogspot.com/
A Arte de Edvalter: http://ed-arte.blogspot.com/
RSD: http://realizandoseusdesenhos.blogspot.com/
céuAberto: http://walkyria-suleiman.blogspot.com/
Combustão Espontânea: http://combustoespontanea.blogspot.com/
Cine Anarquia: http://cine-anarquia.blogspot.com/
Efigênia Coutinhoe sua Poesia: http://efigeniacoutinhopoesias.blogspot.com/
A Arte dos Livres Pensadores: http://aartedoslivrespensadores.blogspot.com/
ILLUSTRATION & CIA.: http://pszarte.blogspot.com/

Obrigado!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Olhar Pós-Impressionista / Look at Post-Impressionist

O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.







"Olhar.... em Vermelho"


"Olhar Pós-Impressionismo"

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reiniciar o Sistema

O Homem XP é o sucessor do antigo Homo-sapiens-sapiens é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pelo Sistema Capitalista construído em nova arquitetura e núcleo (Sedentarismo NT 5.1). O Homem XP foi lançado no dia em que a busca incessante por satisfazer o desejo do Ser Humano e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro do mesmo ano, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas "Consumismo".

Foi sucedido pelo Homem Vista lançado inicialmente para pré-fabricantes e depois disponível para qualquer um em qualquer banca de produtos piratas disponível no mercado informal.

(Texto adaptado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_XP)




"Restart"


 

"Man Deteriorating"


Related Posts with Thumbnails