Seguidores

domingo, 23 de maio de 2010

Língua Materna - Nheengatu - Mother Tongue

“Por mi parte, pienso que sin duda en la lengua está la esencia de nuestro ser...es el canal y forma en que cada cultura recorta la realidad y la percibe. Así, cultura y lengua están intimamente unidas y van juntas y hacen a que sintamos pertencencia a un lugar o tierra...por lo tanto, qué es la lengua sin hablantes o qué son los hablantes sin la lengua...no son nada sin la otra....creo que seguiré pensando en esto y los animo a ustedes a lo mismo...”

(Romina Beatriz)



 "Not Question"

Nheengatu - língua boa, lingua fácil de ser entendida (pelos tupis) – nhegatu
Cy - Sy - Nadi- Mãe
Nhe – língua
Nambiquara - fala inteligente, de gente esperta






"Nosso Grito Silencioso"

A língua como sendo nosso chão, nosso espelho, nossa "carteira de identidade".
Imaginemos uma inversão: O que aconteceria se levantássemos de manhã e todo nosso país estivesse falando outra língua? Família, rádio, tv, jornais, revistas, trabalho, passantes... como nos sentiríamos? Estrangeiros em nossa própria terra, onde iria parar nosso sentimento de nacionalidade? O que seria mais forte, o lugar em si (ruas, casas, pessoas mesmo falando outras línguas) ou a língua?

(Língua materna – O melhor lugar do Mundo)



"Comunicação"

"Porque a língua afinal é muito mais do que um meio de comunicação entre as pessoas. Na língua se concentram os valores, as vivências e experiências acumuladas por um povo, através dos tempos. Manter viva esta língua é manter viva a possibilidade de acesso a estes valores, experiências e conhecimento acumulado pelas gerações antecessoras e acesso ao mundo representado pela língua."





"Yes, Yes, Yes,..."

"Porque o idioma Inglês se tornou a nova "Língua Mundial" por vezes tem tido um grande impacto em outras línguas, foi dito ter uma influência na mudança de linguagem e até mesmo a morte língua para outras línguas como elas "efetivamente não são passadas para os a próxima geração "


(Crystal, 2000)

"O imperialismo ou a língua do imperialismo linguístico", envolve a transferência de uma posição dominante língua para outros povos. A transferência é, essencialmente, uma demonstração de poder , tradicionalmente, o poder militar , mas também, no mundo moderno, poder económico e dos aspectos dominantes da cultura são geralmente transferido juntamente com a língua. "






"Língua Materna"

"Há uma necessidade de contato com sua língua materna e estará sempre lá. Com o tempo as pessoas vão acordar para o fato de que sem a nossa língua materna, nós perdemos muito."

"There is a need to connect with your mother tongue and it will always be there. With time people will wake up to the fact that without our mother tongue we lose a lot."






"Ordeno-te que te Cales"

"Os principais idiomas minoritários são aqueles classificados como líguas autóctones ou nativas. Entre elas encontram-se algumas línguas já extintas e outras mais sob o sério perigo de um eterno desaparecimento. Entre as línguas nativas vivas ainda sendo praticadas no estado brasileiro de Rondônia estão línguas do grupo Macro-Gê, línguas como o Gavião, o Suruí de Rondônia, etc.





"Proibido"

Não se pode fazer.
Não se pode tentar...
É proibido chegar até ti agora
É proibido alimentar esperança, falar quente...
Feliz.
É proibido ser ou tentar ser tranquilo
quando se cruzam olhares magoados
pelos enganos dos outros.
Não se deve pensar no que seria...
no que foi, o que foi e porque foi
Não se encontram nos cantos da memória,
lembranças do que existiu um dia de belo,
e deixou de existir...
É proibido fazer caso.
É proibido ter uma opinião.
É proibido expressar-ta.
Não me deixes cair neste jogo de proibidos...
Não me deixes ficar aqui à espera de um caminho
de pedra fria e cruel que me rasga os pés...
Vem e traz-me um aceno... uma certeza...
Não me importa que doa, que fira
ou aconchegue, simplesmente.
Só não me deixes de olhos fechados
a pensar que tudo me é proibido.

(Diogo Sobral)







"Sufoca Nossa Liberdade e Impede a Expressão"

"Existe uma atuação recíproca entre língua e pensamento. A língua reflete o pensamento e o pensamento é expresso através da língua. Os valores foram expressos nesta língua e, se a língua desaparecer, será mais difícil preservar os valores. A língua traz não apenas as palavras, mas também uma maneira de pensar, uma visão de mundo".

(Tornquist, 1999)




"Palavra Criadora"

"A linguagem é produção humana acontecida na História; produção que - constituída nas interações sociais, nos diálogos vivos - permite pensar as demais ações e a si próprio, constituindo a consciência."  

(Sonia Kramer)



"Privação"
"Quando nos tiram a nossa língua nos tiram muito mais do que nosso direito de comunicação. Nos tiram completamente nossa expressão como seres humanos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails