Seguidores

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Biografia - Paulo Sérgio Zerbato

Espaço virtual para divulgar trabalhos artísticos de
Paulo Sérgio Zerbato.

Nascido em 16/05/1971 em Vitória Brasil na região de Jales, interior de São Paulo, começou seus primeiros trabalhos artísticos ainda na infância.



Bisneto de Italianos e criado em uma família religiosa, por volta dos 12 anos canalizou sua criatividade para expressar temas religiosos como: imagens/desenhos para comemoração de Corpus Christi, restauração de imagens sacras e ilustrações diversas relacionadas ao tema por mais de dez anos.
Nos anos 90, na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Jales (hoje UNIJALES) no Curso de Licenciatura em Educação Artística, conheceu o Professor/Artista/Poeta/Músico Rui Barbosa, que o incentivou a realizar pinturas em tela.

Ao conhecer as obras de Salvador Dalí, seus trabalhos começaram a sofrer forte influência do Surrealismo como seu primeiro trabalho, "Mulher na Janela". Este período também foi de experimentação/combinação de materiais e tintas ainda com uma profunda influência religiosa, assim como estudos de anatomia, movimento do corpo, simbolismos, temas psicológicos, reflexões e questionamentos.

Mesmo formado em Artes, precisou trabalhar em outra atividade por quase dez anos, mas mesmo não atuando na sua área, buscou mesmo assim aprimorar sua tecnica.

Em 1998, mudou-se para São Bernardo do Campo, onde ingressa como Professor de Arte em Escolas Estaduais de São Paulo, nelas pode realizar projetos para revitalização das escolas através de pintura mural com seus alunos mostrando a História da Arte. Neste período seu trabalho artístico evoluiu para "objetos de arte", diversificando materiais e experimentando novos suportes  como madeira, papier maché, objetos cotidianos, colagem, e pigmentos obtidos através de terra e tintas automotivas.

Após uma pausa nas suas criações, em 2007 criou o Blog para divulgação de seus trabalhos já realizados. Em 2009, mais maduro, também já casado e pai, voltou a criar com uma visão mais crítica e questionadora  da situação sócio-política brasileira atual. Outros temas bastante inspiradores são voltados a psicologia como a conscientização, consciência planetária e auto-conhecimento, que refletem a complexidade da psique humana, os comportamentos nas relações e uma profunda compreensão do que realmente somos.

Hoje, atua como Professor de Arte do Ensino Fundamental I e Fundamental II do Município de São Paulo e possui várias atividades de artes realizadas com os alunos que também são postadas neste Blog.


Formação:
Educação Artística - Licenciatura de 1° grau - Período 1988/1990 (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales )
Educação Artística, Licenciatura Plena com Habilitação em Artes Plásticas - Período 1999 ( Faculdade Paulista de Artes - Cidade de São Paulo )

Cursos:
DESENHO e PINTURA - Salão Internacional do Livro de São Paulo - 1999
"COMO ENTENDER UMA OBRA DE ARTE". Abril 99 - Museu Lasar Segall
"MUSEU LASAR SEGALL COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA: O ACERVO COMO RECURSO DO PROFESSOR DE ARTE". Maio-Junho/99 - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de 5. Paulo -MAC
"EXERCÍCIO DO OLHAR: UM FENOMENOLOGIA DA ARTE". Outubro-Novembro-Dezembro/99

SEMINÁRIOS DE PSICOLOGIA EM:
- CURITIBA - 2000
- VIENA (ÁUSTRIA) - 2004
- ATENAS (GRÉCIA) - 2005




Participação em Peças Teatrais e confecção de cenários e figurinos (2000 a 2005):


"O Jardim Grego"
- Esboço feito para confecção de um cenário teatral em TNT de 2,7 x 7,0 m.


- Cenários, Figurinos e Adereços para peças de Teatro:

TREATRO 1
Adaptação da Mitologia Grega: "Psiquê e o Cupido"
- 1° Cenário pintado em TNT de 10 x 3,5 m;





- Dragão modelado em papelão e papier machê;





- 2° Cenário pintado em TNT de 6 x 3,5 m retratando um Oráculo e o Olimpo;





TEATRO 2
Adaptação da "História do Santo Graal"
-1° Cenário: Castelo em papelão, TNT de 6 x 3 m;


-2° Cenário: Bosque - pintado em TNT de 7 x 3 m e tronco das árvores em papelão;






TEATRO 3
"A Floresta Encantada "

- Cenário recriando uma floresta feita em TNT, papelão e outros objetos;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails